Estradas

A Qualidade das Estradas em Portugal

No início dos anos 90 deu-se início a uma nova era na construção de estradas em Portugal. Apesar do incremento exponencial na quantidade de vias construídas, deu-se também um aumento, apesar de mais gradual, da qualidade do traçado e pavimentos das estradas do País.
A imagem apresentada é de um passado que nos parece muito distante. Quem atravessava Espanha pelas fantásticas auto-estradas, com condições de circulação quase perfeitas, chegava à fronteira com Portugal e tinha uma grande desilusão.
Hoje em dia o cenário é o oposto, a qualidade das estradas em Portugal é seguramente melhor que a de Espanha e ao nível das melhores estradas Europeias. Muito graças aos investimentos na investigação, experimentação com novos materiais, nomeadamente misturas betuminosas e principalmente à aposta das grandes empresas na qualidade, sendo de realçar o papel fundamental da BRISA – Auto-estradas de Portugal S.A. que possui actualmente os mais altos standards mundiais no que diz respeito a pavimentos rodoviários de auto-estradas.


Outros Artigos Interessantes:

Álvaro Santos Pereira e as Obras Públicas
Tijolos Cerâmicos Reforçados com Algas Marinhas
Fórum Engenharia Portugal
Afinal Macário não se Opõe a Portagens
Fissuração no Terreiro do Paço Estabilizada
O Novo Edifício Apple
Soluções de transporte vertical da ThyssenKrupp Elevadores marcam presença na Maker Faire Lisboa
Padimat com resultados positivos em Moçambique

Comentários

  1. ”Hoje em dia o cenário é o oposto, a qualidade das estradas em Portugal é seguramente melhor que a de Espanha e ao nível das melhores estradas Europeias”

    Nunca foi nem nunca será o oposto.
    A diferença que se vê na foto continua ainda hoje a ser abismal. Prova disso é a quilometragem conseguida numa estrada Portuguesa e numa estrada espanhola devido ao atrito dos pneus com o piso.

    Por Pedro Silva | 27 de Janeiro de 2013, 10:59

Comentar