Notícias

LABQUI avalia aparelhos de proteção respiratória

Avaliar a qualidade do ar comprimido dos aparelhos de proteção respiratória usados pelos trabalhadores, e a qualidade do ar usado durante o processo de produção em várias indústrias, são alguns dos serviços que o Laboratório de Química e Ambiente (LABQUI) do ISQ disponibiliza a nível nacional.

Este tipo de ensaio está direcionado para o sector industrial, uma vez que o Ar Comprimido é amplamente utilizado em inúmeros tipos e fases de processos industriais bem como na vertente de segurança no trabalho, uma vez que é usado como garantia da ausência de exposição de trabalhadores a agentes químicos prejudiciais à saúde.

O laboratório desenvolve procedimentos de análise e recorre à mais avançada tecnologia e meios humanos com experiência e formação especializada.
Esta avaliação do ar comprimido tem aplicabilidade para todos os sectores industriais que utilizem o Ar Comprimido para fins Respirável e/ou para Trabalho Pneumático.

No âmbito do Ar Respirável, o LABQUI opera, por exemplo, na Industria Petroquímica, efetuando a avaliação da qualidade do Ar Comprimido que alimenta os aparelhos de proteção respiratória dos trabalhadores que efetuam a manutenção e decapagem de reservatórios, trabalhos de pintura e enchimento de garrafas de Ar Comprimido. A principal função dos aparelhos de proteção respiratória é proteger o trabalhador da exposição a agentes químicos, por exemplo cancerígenos ou mutagénicos, para que este possa trabalhar em segurança.

Sendo o Ar Comprimido Respirável fornecido, em grande parte das indústrias, por um ou mais compressores, é essencial controlar periodicamente o ar que chega aos operadores e avaliar os seus contaminantes, como por exemplo o teor de óleos lubrificantes, o teor de partículas, teor de alguns gases (CO e CO2) e o vapor de água.

No caso do Ar Comprimido aplicado em Trabalho Pneumático, o LABQUI opera, por exemplo, nas Industrias do Vinho e da Cortiça monitorizando o ar usado durante o processo de produção, nomeadamente nos pontos de utilização onde o ar está em contacto com o produto. A utilização do Ar Comprimido utilizado para trabalho pneumático está amplamente difundida, sendo este um recurso em praticamente todos os segmentos da indústria, nomeadamente na Alimentar, Cerâmica, Automóvel, Vidreira, Plásticos, Papel, entre outras.

A avaliação deste tipo de Ar Comprimido é importante porque permite avaliar a qualidade do ar produzido no que diz respeito aos seus contaminantes (teor de óleos lubrificantes, partículas e teor de água) e de que forma o contacto, direto ou indireto, durante o processo de produção poderá ter, ou não, influência na qualidade do produto final.

Sobre o LABQUI
O LABQUI – Laboratório de Química e Ambiente do ISQ opera ao nível de Análises Químicas em: Recursos hídricos Superficiais e Subterrâneos, Águas Residuais, Solos, Lamas, Sedimentos e Resíduos, Biogás. Faz ainda a Caracterização de Efluentes Gasosos e Monitorização da Qualidade do Ar. Está acreditado desde 1994 pelo IPAC, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025, com o Certificado L0077-1. É acreditado para colheita de águas e efluentes, pelas normas ISO 5667-6:2005 e ISO 5667-10:1992.
O ISQ é uma Associação Cientifica e Tecnológica, privada, sem fins lucrativos, fundada em 1965 e considerada de utilidade pública desde 1980. Possui uma vasta experiência na área laboratorial e tem atualmente 21 Laboratórios.

Fonte: LABQUI via Carla Guedes – Reputation


Outros Artigos Interessantes:

BoKlok - A Simplicidade das Casas Ikea
Japão Realiza Testes de Resistência Estrutural em Centrais Nucleares
Três em Linha com Retroescavadora
Cortes na Subconcessão do Baixo Tejo
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 4
Sector da Construção pode Perder 12 mil empresas
Cobert aumenta portefólio com novas cores de telha
Knauf Insulation amplia catálogo BIM com novo sistema de fachadas

Comentários

Sem comentários.

Comentar