Sustentabilidade

Portugal na vanguarda da sustentabilidade na gestão da energia e recursos

Portugal na vanguarda da sustentabilidade na gestão da energia e recursos

O ISQ vai receber, pela 2ª. vez, nos dias 8 e 9 de março o consórcio internacional do projeto Maestri. Trata-se do Projeto Europeu de investigação e desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais (valor), com menos (recursos)”.

Este projeto permitirá uma redução do consumo, e uma poupança da ordem dos 20% nos próximos quatros anos, contando já com 6 meses de execução. Por isso mesmo, a segunda reunião do projeto, que se realiza nos dias 8 e 9 de março em Portugal, visa discutir o seu progresso, bem como dar a conhecer aos parceiros europeus as duas indústrias portuguesas onde serão demonstrados os desenvolvimentos: peças metálicas e componentes metalomecânicos.

No primeiro dia a reunião decorrerá na sede do ISQ, em Porto Salvo, e serão apresentados e debatidos os desenvolvimentos das várias atividades que se iniciaram nos primeiros 6 meses do projeto e posteriormente serão discutidas as tarefas para os próximos 6 meses.

No segundo dia de reunião, será feita a visita aos parceiros industriais GLN Plast (Fábrica de injeção de peças plásticas), na Maceira, e MCG Mind for Metal (Fábrica de componentes metalomecânicos), no Carregado.
Esta visita tem como objetivo observar/conhecer os sectores de produção onde será implementado e testado o sistema integrado de gestão de energia e recursos, permitindo desta forma aos restantes parceiros uma melhor compreensão dos seus processos, facilitando assim o desenvolvimento das próximas fases do projeto.

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, é liderado pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável.

O MAESTRI tem uma duração de 4 anos e está a ser desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 5 Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido), liderados pelo ISQ. O seu orçamento total ronda os seis milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões estão associados à participação portuguesa. Os desenvolvimentos do projeto serão testados em quatro instalações industriais na Europa, duas em Portugal e duas na Alemanha.

Fonte: ISQ


Outros Artigos Interessantes:

A Maior Escavadora Frontal do Mundo
Trabalhadores da Prébuild Expulsos de Angola
A Torre dos Reservatórios Flutuantes
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 1
Centenas de Obras Paradas em Lisboa
O Futuro das Cidades
Sistema dGate é a Grande Aposta da Digicon para 2015 na Área de Controlo de Passagem
18 empresas recrutam futuros engenheiros no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

Comentários

Sem comentários.

Comentar