Máquinas de Construção

Esta categoria contém 12 posts

Demolição (Des)controlada

O recurso à implosão ou demolição controlada de edifícios e outras estruturas nem sempre é possível, seja por razões de custo, de localização crítica da estrutura ou de perigosidade para as construções vizinhas. A solução apresentada na imagem requereu uma imaginação e sentido prático fora do comum, ultrapassando, no entanto, todos os limites no que […]

Os Dumpers Devem Estar Loucos – Parte 3

Em obras de grande dimensão, é frequente os dumpers circularem em capacidade máxima de carga. Movem enormes massas de solo de um ponto da obra para o outro e por vezes deslocam-se a velocidades bastante superiores às aconselhadas em ambientes tão hostis à circulação. (mais…)

Os Dumpers Devem Estar Loucos – Parte 2

As manobras arriscadas que por vezes é necessário fazer com estas enormes máquinas, o volume de trabalho infernal e os horários prolongados em algumas obras de construção podem dar origem a imprevistos. Neste caso um escorregamento de terras num talude mal consolidado colocou os dois Dumpers nesta posição.

Os Dumpers Devem Estar Loucos – Parte 1

Um dumper é um veículo de construção para transporte massivo de material. Utilizado em obras com grandes movimentações de terras, aterros e escavações e também na exploração mineira, é uma máquina que pode assumir dimensões gigantescas. Apesar de preparados para enfrentar terrenos difíceis e grandes inclinações transversais e longitudinais, estes colossos também têm os seus […]

As Diabólicas Máquinas de Construção Russas – Tomo 2

Estas foram algumas das máquinas que desempenharam árduas tarefas de construção civil na antiga União Soviética, embora muitas continuem a ser utilizadas na actualidade. A maioria tinham funções simultaneamente civis e militares. Esta espantosa maquinaria era assemblada em solo Ucraniano, nas famosas fundições de Kiev. (mais…)

As Diabólicas Máquinas de Construção Russas – Tomo 1

As máquinas de construção de fabrico Soviético foram usadas na Rússia durante muitos anos e em muitos casos, continuam a ser utilizadas. São máquinas com uma estética e fiabilidade muito próprias. A maioria têm inspiração bélica, pois foram pensadas para serem usadas em tempo de guerra. (mais…)

Tiger Stone em Acção

Vídeos da Tiger Stone em acção, em complemento ao artigo sobre assentamento automático de pavimentos de blocos. Alguns filmes estão em Holandês, mas dá para acompanhar o faseamento construtivo sem grandes dificuldades. (mais…)

Assentamento Automático de Pavimentos de Blocos

A colocação de pavimentos de blocos é na maioria das vezes uma tarefa morosa, de difícil execução e que nem sempre alcança os padrões de qualidade estéticos e funcionais desejados. De forma a ultrapassar todos estes inconvenientes a empresa Holandesa Vanku criou a máquina Tiger Stone, que permite o assentamento automático e quase autónomo de […]

A Maior Escavadora Frontal do Mundo

A escavadora Le Torneau é a maior escavadora frontal do mundo. Com 15 metros de altura e 2300 cavalos de potência, esta escavadora frontal simples é capaz de levantar cerca de 80 toneladas com a pá frontal.

A Maior Grua Telescópica do Mundo

Capaz de alcançar os 150 m de altura e erguer o impressionante peso de 1200 toneladas, a grua telescópica Liebherr LTM é utilizada principalmente na construção de edifícios de grande porte.

Pág 1 de 212