Grandes Projectos

Torre Solar com 800 Metros vai Produzir Electricidade

Um ambicioso projecto de aproveitamento de energia solar está a ser desenvolvido no deserto do Arizona. Ao contrário dos sistemas tradicionais, é utilizada uma torre de convergência gigantesca de mais de 800 metros. A capacidade expectável é de 200 megawatt, o que permite alimentar cerca de 150 mil habitações.
As torres solares são alimentadas pelo calor produzido por uma estufa circular na sua base com cerca de 2 km de diâmetro. O ar quente tende a subir e faz mover as turbinas no interior da torre, produzindo assim electricidade.
Este sistema não é viável apenas no deserto. Como trabalha com base em diferenças de temperatura e não em valores absolutos de temperatura, pode ser utilizado em qualquer clima, funcionando especialmente bem em zonas com grande amplitude térmica diária.
É também um sistema de funcionamento contínuo, porque o fluxo de ar quente não é interrompido durante a noite. O calor acumulado durante o dia é suficiente para a manutenção nocturna.
A estrutura atingirá quase a altura do Burj Khalifa no Dubai, a sua construção custará 550 milhões de euros e entrará em funcionamento em 2015.

Fotos: EnviroMission


Outros Artigos Interessantes:

A Maior Autoestrada do Mundo
Uma Piscina Limpa em Águas Poluídas
Construção nos Estados Unidos Atinge Mínimo Histórico
Edifício Vinci no Coimbra iParque
Barragem de Foz Tua em Impasse Ambiental
Vinci Vence Contrato Ferroviário de 2 Mil Milhões no Qatar
Cobert aumenta resistência mecânica da telha Lusa
Padimat com resultados positivos em Moçambique

Comentários

Sem comentários.

Comentar