Grandes Projectos

Torre Solar com 800 Metros vai Produzir Electricidade

Um ambicioso projecto de aproveitamento de energia solar está a ser desenvolvido no deserto do Arizona. Ao contrário dos sistemas tradicionais, é utilizada uma torre de convergência gigantesca de mais de 800 metros. A capacidade expectável é de 200 megawatt, o que permite alimentar cerca de 150 mil habitações.
As torres solares são alimentadas pelo calor produzido por uma estufa circular na sua base com cerca de 2 km de diâmetro. O ar quente tende a subir e faz mover as turbinas no interior da torre, produzindo assim electricidade.
Este sistema não é viável apenas no deserto. Como trabalha com base em diferenças de temperatura e não em valores absolutos de temperatura, pode ser utilizado em qualquer clima, funcionando especialmente bem em zonas com grande amplitude térmica diária.
É também um sistema de funcionamento contínuo, porque o fluxo de ar quente não é interrompido durante a noite. O calor acumulado durante o dia é suficiente para a manutenção nocturna.
A estrutura atingirá quase a altura do Burj Khalifa no Dubai, a sua construção custará 550 milhões de euros e entrará em funcionamento em 2015.

Fotos: EnviroMission


Outros Artigos Interessantes:

Prémios Construir 2011
Sensores Auto-Reparáveis para Monitorização Estrutural
Os Dumpers Devem Estar Loucos – Parte 2
Reabilitação da Sé Velha de Coimbra Congelada
Os Mais Loucos Trolhas Chineses
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 3
Manutenção do Estádio do Dragão Ficará Mais Barata Graças a Projeto de Aluno de Engenharia Civil
Hotel Tryp Lisboa Aeroporto Candidato a Melhor Empreendimento do Ano

Comentários

Sem comentários.

Comentar