Edifícios

A Vingança das Clarabóias Solares

A utilização de clarabóias em edifícios é uma boa forma de criar ambientes interiores agradáveis e salutares. Se correctamente instaladas, permitem a entrada livre de luz natural e poupanças energéticas consideráveis.
No entanto, a grande maioria das vezes as clarabóias deixam entrar luz solar em excesso, o que tem consequências energéticas adversas, originando o aquecimento excessivo dos compartimentos.
A EnFocus, uma empresa de dispositivos de aproveitamento de energia solar, Americana sediada na Califórnia apresentou recentemente a sua nova linha de clarabóias que contém células fotovoltáicas.
Estas clarabóias contêm uma série de lentes que permitem multiplicar a intensidade da luz solar, fazendo-a convergir nas células fotovoltaicas de alta eficiência. As lentes estão montadas  em eixos biaxiais que permitem seguir o movimento do sol.
Cada secção de clarabóia produz cerca de 300 watt, o que se traduz numa produção anual de energia de mais de 700 kilowatt-hora. Além disso, cada secção permite reduzir o calor transmitido ao edifício de forma dramática, ao mesmo tempo que permite a entrada livre de luz natural.

Comentários

Sem comentários.

Comentar