Ferrovias

Soares da Costa e Brisa Desesperam à Espera do TGV


Soares da Costa e da Brisa, ACS, Lena, Bento Pedroso, Edifer, Zagope, BCP e Caixa Geral de Depósitos, parceiros no consórcio responsável pela construção do troço de TGV Lisboa-Madrid esperam e desesperam quanto à decisão do Governo em dar continuidade ou suspender indefinidamente a obra.
Apesar de ter sido anunciado à umas semanas a suspensão do projecto de alta velocidade Lisboa – Madrid foi colocada a hipótese de reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa óptica de optimização de custos.
A decisão pertence ao gabinete de Álvaro Santos Pereira e, em última instância, a Pedro Passos Coelho. Apesar de maior fatia do financiamento para a construção da linha já estar assegurado pelo Banco Europeu de Investimento,  fundos europeus do QREN e rede transeuropeia de transportes, tudo indica que a obra não avançará. O que está em causa não são os custos de construção mas os enormes custos de manutenção da infraestrutura. Nas circunstâncias financeiras actuais do País seria um desastre para as contas públicas e um suicídio político avançar com a obra.

Comentários

  1. Querem que eu comente.Os dirigentes da CP já á muito que deviam ter sido reformados,como eu.Se pela fronteira de Marvão,já circularam mais de 51.100 combóios rapidos de Lisboa Santa Apolonia ,para Madrid,e Irun porque não colocam a circular o Foguete Lusitano de Lisboa Oriente,para Madrid a 220kmh em 2h45m.Saida de Lisboa ás 7h Madrid 9h45m.Apenas uma composição dupla de dois pisos panoramica para 300 passageiros,todos os lugares com cinto de segurança,e um compartimento de primeiros socorros.A Espanha tem uma linha dupla para as duas bitolas 391km de Valencia a Madrid,e a CP esta a prejudicar a Europa.A Espanha precisa com urgencia da ligação,para Valencia,Madrid.No seculo vinte e um encerrarem a melhor fronteira para a Europa.Quero lembrar que a bitola iberica 1,435m,é mais segura,do que a da França.Alemanha e Belgica,perto de 14%.O COMBOIO É O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO,CÓMODO,ECONOMICO,NÃO POLUENTE.TRANSPORTA MAIS PASSAGEIROS E MERCADORIAS e É O MAIS RAPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILENIO.Ex chefe de estação e de comboios na estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes.

    Por Mauricio Arrais | 28 de Janeiro de 2013, 15:05

Comentar