Estradas

Ardian Infrastructure Compra Ativos da Ascendi na Rede de Autoestradas de Portugal

A Ardian, sociedade independente de investimento privado, anunciou hoje a assinatura de um acordo para comprar as ações da Ascendi Group na Ascendi II, a joint venture nas autoestradas portuguesas. A Ascendi II, criada em Junho de 2015 como parceria entre a Ardian Infrastructure e a Ascendi, detém e opera cinco autoestradas no Norte de Portugal e na zona de Lisboa.

Como parte desta nova transação, a Ardian Infrastructure vai assumir o controlo dos cinco ativos detidos até agora em conjunto, bem como de duas estradas portajadas da Ascendi. A Ardian vai pagar à Ascendi um total de 600 milhões de euros, ao qual podem ser adicionados 53 milhões de euros através de um mecanismo de preços variável.
A Ardian também vai adquirir as empresas de operação e manutenção associadas às autoestradas.

A rede Ascendi é a segunda maior rede de autoestradas em Portugal, estendendo-se por mais de 850 km ao longo de sete estradas portajadas que empregam 500 pessoas.

A lista completa dos ativos da Ascendi Group adquiridos integralmente pela Ardian é a seguinte:
• Ascendi Norte – Auto-Estradas do Norte, S.A.
• Ascendi Beiras Litoral e Alta – Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta, S.A.
• Ascendi Costa de Prata – Auto-Estradas da Costa de Prata, S.A.
• Ascendi Grande Porto – Auto-Estradas do Grande Porto, S.A.
• Ascendi Grande Lisboa, Auto-Estradas de Grande Lisboa, S.A.
• Ascendi Pinhal Interior – Estradas do Pinhal Interior, S.A.
• Ascendi Douro – Estradas do Douro Interior, S.A.
• Autovia de Los Viñedos, Sociedad Anonima Concesionaria De La Junta De Comunidades De Castilla –  La Mancha

O acordo está sujeito a algumas operações de reorganização societária da Ascendi Group, assim como à obtenção das aprovações regulamentares e contratuais necessárias.

Mathias Burghardt, membro da Comissão Executiva e responsável pela Infraestrutura na Ardian comentou: “A Ardian Infrastructure sempre atribuiu grande importância à construção e desenvolvimento de relações com parceiros industriais. No caso desta rede de autoestradas em Portugal, investimos inicialmente como parceiro industrial ao lado da Ascendi, com quem trabalhámos de perto ao longo deste último ano. É com base nesta relação e na estratégia de longo prazo da Ardian, sustentada na especialização industrial, que agora nos é oferecida oportunidade de assumir o controlo operacional da rede”.

Fundada em 1996 e liderada por Dominique Senequier, a Ardian é uma sociedade independente de investimento privado com ativos de 55 mil milhões de dólares geridos ou aconselhados na Europa, América do Norte e Ásia.

A Ardian mantém uma rede global, com mais de 430 funcionários que trabalham através de escritório em Paris, Londres, Frankfurt, Milão, Zurique, Nova Iorque, São Francisco, Pequim, Singapura, Jersey e Luxemburgo.
A empresa oferece aos seus 490 investidores um escolha diversificada de fundos que abrange toda a gama de ativos através de: Ardian Funds of Funds (incluindo atividades primárias, precoce-secundárias e secundárias), Ardian Private Debt, Ardian Direct Funds (englobando Ardian Mid Cap Buyout, Ardian Expansion, Ardian Growth e Ardian Co-Investment), Ardian Infrastructure, Ardian Real Estate e soluções com mandados personalizados em Ardian Mandates.

Fonte: Ardian via Maria Eça – Llorente & Cuenca | Imagem (ilustrativa): WBHM


Outros Artigos Interessantes:

Construção da Ponte Sobre o Rio Colorado
Secção do Estádio da Equipa Holandesa Twente Colapsou
Bragança Implora Barragem
Queda e Destruição de Grua - Nova Perspectiva
Montagem de Turbinas Eólicas
Garland transpõe relvados do Boavista FC e Centro de Treinos do FC Porto
ThyssenKrupp marcou presença na Maker Faire Lisbon 2015 e destacou as suas mais recentes soluções de...
Portugal entre os quatro países com maior desequilíbrio entre competências que os empregadores procu...

Comentários

Sem comentários.

Comentar