Edifícios

As Novas Janelas Obscurecidas Inteligentes

As chamadas janelas de vidro obscurecido, dotadas de painéis de filtragem de raios ultravioletas são usadas de forma generalizada nas fachadas de edifícios contemporâneos. Alguns destes painéis são auto-reguláveis, ajustando o nível de obscuridade e protecção de acordo com a hora do dia e o nível de luz do exterior.
No entanto estes sistemas são, em geral, bastante caros e, especialmente os automatizados, têm uma fiabilidade e durabilidade relativamente baixas.
Uma Universidade Sul Coreana, em parceria com diversos fabricantes de vidro para fachadas, desenvolveu um novo tipo de painel que promete ultrapassar todas as desvantagens dos sistemas actuais.
Fabricado com copolimeros polielectrolíticos e diversos tipos de solventes, como metanol, este novo material é de baixo custo, usa menos produtos tóxicos no seu fabrico e é bastante mais robusto e fiável. Outra das vantagens é a velocidade de transição entre níveis de obscuridade, sendo possível transitar entre os níveis máximo e mínimo em menos de 10 segundos.

Comentários

Sem comentários.

Comentar