Edifícios

BoKlok – A Simplicidade das Casas Ikea

A gigante Sueca de fabrico e venda de móveis aliou-se a uma das maiores construtoras do mundo, a Skanska e aplicou as suas metodologias e processos de produção à construção de casas de baixo custo. Mas tal como já é hábito nos produtos que a Ikea comercializa, baixo custo não significa necessariamente baixa qualidade. O conceito de habitação BoKlok, pretende satisfazer em termos de qualidade de construção, segurança, espaço e acesso a espaços verdes.
As casas em madeira integram toda a tecnologia de ponta da Ikea e são muito flexíveis em termos de disposição interna de compartimentos. Os tectos altos e janelas de grande dimensão permitem criar ambientes modernos, arejados e com muita luz.
Também os métodos construtivos são state-of-the-art, sendo a casa desenvolvida a partir de compartimentos nos quais a estanquidade é assegurada por painéis isolantes, ao estilo nórdico. Os componentes estruturais assentam em técnicas de pré-fabricação, apostando a Ikea em materiais recicláveis e reaproveitáveis, de forma a consolidar um bom índice energético e de sustentabilidade.
A modularidade é também um componente importante do sistema construtivo desenvolvido pela Ikea, podendo o cliente final escolher compartimentos com tectos mais altos e vários tipos de pavimentos e cozinhas.
As dimensões dos compartimentos conferem a estas casas uma integração completa com os móveis Ikea.
As casas BoKlok começaram já a ser construídas no Reino Unido, Suécia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e França. Resta saber quando a Ikea disponibilizará estas habitações em Portugal e se estas se compatibilizarão com as nossas normas construtivas.


Outros Artigos Interessantes:

Ponte da Lezíria
Portal Tráfego
Tijolos Cerâmicos Reforçados com Algas Marinhas
O Betão que Flecte como Borracha
Casas Sustentáveis com Pegada Ecológica Neutra até 2016
Governo vai Pagar Dívida do Metro do Porto
A Torre dos Reservatórios Flutuantes
Sector da Construção pode Perder 12 mil empresas

Comentários

  1. gostaria de saber preço aproximado para casa com cerca de 40m2

    Por paula freitas | 11 de Março de 2014, 11:29
  2. Como podemos trabalhar com esse projeto no Brasil.
    Cordialmente,
    Eng. Grossi

    Por VICTOR GROSSI | 11 de Outubro de 2016, 18:40

Comentar