Edifícios

BoKlok – A Simplicidade das Casas Ikea

A gigante Sueca de fabrico e venda de móveis aliou-se a uma das maiores construtoras do mundo, a Skanska e aplicou as suas metodologias e processos de produção à construção de casas de baixo custo. Mas tal como já é hábito nos produtos que a Ikea comercializa, baixo custo não significa necessariamente baixa qualidade. O conceito de habitação BoKlok, pretende satisfazer em termos de qualidade de construção, segurança, espaço e acesso a espaços verdes.
As casas em madeira integram toda a tecnologia de ponta da Ikea e são muito flexíveis em termos de disposição interna de compartimentos. Os tectos altos e janelas de grande dimensão permitem criar ambientes modernos, arejados e com muita luz.
Também os métodos construtivos são state-of-the-art, sendo a casa desenvolvida a partir de compartimentos nos quais a estanquidade é assegurada por painéis isolantes, ao estilo nórdico. Os componentes estruturais assentam em técnicas de pré-fabricação, apostando a Ikea em materiais recicláveis e reaproveitáveis, de forma a consolidar um bom índice energético e de sustentabilidade.
A modularidade é também um componente importante do sistema construtivo desenvolvido pela Ikea, podendo o cliente final escolher compartimentos com tectos mais altos e vários tipos de pavimentos e cozinhas.
As dimensões dos compartimentos conferem a estas casas uma integração completa com os móveis Ikea.
As casas BoKlok começaram já a ser construídas no Reino Unido, Suécia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e França. Resta saber quando a Ikea disponibilizará estas habitações em Portugal e se estas se compatibilizarão com as nossas normas construtivas.


Outros Artigos Interessantes:

As Mais Belas Pontes Pedonais do Mundo
Violento Sismo no Japão Coloca de Novo em Perigo os Reactores de Fukushima
Fissuração no Terreiro do Paço Estabilizada
Vistos Facilitados para Angola
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 3
Portugal e Brasil – Tempo de Criar um Futuro na Construção
Barragem de Foz Tua em Impasse Ambiental
Projeto LIFE SWSS visa melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água

Comentários

  1. gostaria de saber preço aproximado para casa com cerca de 40m2

    Por paula freitas | 11 de Março de 2014, 11:29
  2. Como podemos trabalhar com esse projeto no Brasil.
    Cordialmente,
    Eng. Grossi

    Por VICTOR GROSSI | 11 de Outubro de 2016, 18:40

Comentar