Edifícios

Casas Sustentáveis com Pegada Ecológica Neutra até 2016


O governo Britânico anunciou recentemente a implementação de grandes incentivos à construção de edifícios de habitação com pegada ecológica neutra até 2016, ano a partir do qual será obrigatória a construção com esta premissa. O impacto para o ambiente desta medida é enorme e trará mudanças profundas à indústria da construção do Reino Unido e em especial à qualidade de vida dos seus habitantes.
No entanto, numa primeira fase, a neutralidade das emissões de carbono não será aplicável aos utensílios domésticos mas apenas aos materiais de construção, à construção em si e energia gasta no aquecimento e ventilação da casa. A não inclusão dos utensílios domésticos prende-se com o facto de ser extremamente difícil, para já, manter a neutralidade de carbono em casas com design tradicional, pelo que a inclusão destes elementos implicaria alterações estéticas e funcionais incomportáveis, sendo portanto gradual até 2016.


Uma das medidas mais importantes a implementar, além da utilização de materiais sustentáveis e procedimentos construtivos amigos do ambiente, é a generalização da cogeração de energia eléctrica e calor centralizadas, a partir de uma única fonte de combustível. Estes sistemas chamados Combined Heat and Power (CHP) permitem aumentar a eficiência operacional, diminuir drasticamente os custos energéticos e simultaneamente reduzir a emissão de gases de estufa.

Comentários

Sem comentários.

Comentar