Materiais de Construção

Diaclase Desenvolve Software Para Análise Estrutural de Elementos de Betão Reforçado com Fibras de Aço

A empresa Diaclase, em parceria com a Bekaert, desenvolveu o software DIACalc, dirigido à análise estrutural de soluções de Betão Reforçado com Fibras de Aço (BRFA). O DIACalc permite efetuar o dimensionamento de estruturas hiperestáticas de BRFA, incorporando armaduras de aço convencionais sempre que necessário. O programa de cálculo foi desenvolvido de acordo com as normas europeias vigentes, em particular com o Eurocódigo 2, permitindo efetuar as verificações relativas aos estados limites últimos (ULS) e aos estados limites de serviço (SLS).

Há mais de três décadas que as fibras de aço têm vindo a ser utilizadas no reforço de estruturas de betão em todo o mundo, nos mais diversos domínios da engenharia civil.
Com efeito, as soluções estruturais de Betão Reforçado com Fibras de Aço (BRFA) são já bem conhecidas em muitas áreas da engenharia, com especial relevo para os domínios das obras subterrâneas (e.g. túneis, cavernas, poços) e da estabilização de taludes.

A utilização de fibras de aço no reforço de estruturas de betão permite elevar os níveis de desempenho das estruturas para patamares dificilmente alcançáveis com recurso a soluções estruturais sem fibras. Esta melhoria em termos de desempenho é extraordinária ao nível dos estados limites de utilização, com destaque para o controlo da fendilhação, sendo também bastante expressiva ao nível dos estados limites últimos.
Do exposto decorre ainda, pelo facto da fendilhação ter uma expressão diminuta nas estruturas de BRFA, que a durabilidade das obras fica objetivamente beneficiada face a soluções que não incorporem fibras de aço.

software-analise-estrutural-betao-reforcado-fibras-aco-03

software-analise-estrutural-betao-reforcado-fibras-aco-04

Tirando partido das novas fibras 4D e 5D, a utilização de estruturas de BRFA permite a conceção de soluções mais competitivas em diversas áreas da engenharia civil, podendo destacar-se as seguintes:
• Obras subterrâneas (cavernas, túneis, galerias, poços);
• Obras hidráulicas (barragens, centrais hidroelétricas, canais, etc.);
• Contenções (incluindo paredes moldadas);
• Fundações (incluindo estacas);
• Estabilização de taludes;
• Estruturas pré-fabricadas (aduelas, tubos).

software-analise-estrutural-betao-reforcado-fibras-aco-05

software-analise-estrutural-betao-reforcado-fibras-aco-06

É também de destacar que, com o recurso ao BRFA, é possível recorrer à utilização de betões especiais, em particular betão imerso, betão autocompactável (SCSFC) e betão de alta resistência (HSC).

No próximo dia 22 de Maio a Diaclase promove um workshop de apresentação do novo software no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Sobre Diaclase: Consultores de Engenharia, Geologia e Ambiente
A Diaclase é uma empresa de prestação de serviços de consultoria no âmbito dos Estudos, Projectos e Assistência Técnica às Obras, tendo sido constituída em 2006. A Diaclase dispõe de conhecimento técnico especializado e uma vasta experiência curricular nos diversos domínios referidos como privilegiados para a utilização de BRFA, não só em termos de projeto como também no que respeita ao acompanhamento técnico das obras correspondentes.
A Diaclase tem prestado serviços em diversos países na Europa, em África, na América Latina e na Ásia, tendo entretanto adquirido uma experiência internacional que tem permitido dar resposta aos desafios cada vez mais exigentes do mercado global.
Tendo em conta as diversas vertentes técnicas que contribuem decisivamente em qualquer solução de BRFA, desde a definição da composição dos betões até aos ensaios laboratoriais, passando pela escolha do tipo de fibras e pelo dimensionamento estrutural, a Diaclase integra uma equipa multidisciplinar que, para além da Bekaert e da Biu Internacional, inclui também o Laboratório de Ensaio de Materiais de Construção da FEUP.

via Erik Ulrix

Comentários

Sem comentários.

Comentar