Estádios

Manutenção do Estádio do Dragão Ficará Mais Barata Graças a Projeto de Aluno de Engenharia Civil

Nuno Ribeiro, aluno do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveu uma metodologia para fomentar a eficiência e o planeamento a longo prazo da gestão de instalações desportivas e edifícios, que está a ser aplicada ao Estádio do Dragão. O estudante avançou com um plano de investimento para um período de 25 anos que promete reduzir os custos de manutenção do estádio.

O projeto foi realizado pelo aluno, que se está a especializar na área de Gestão da Construção, no âmbito de um estágio na PortoEstádio.
Nuno Ribeiro aplicou os conhecimentos adquiridos no curso, sobre Facility Management (FM) para avaliação do estado e eficácia das instalações, reunindo todas as características e informações relevantes para melhorar a eficácia das atividades.

A metodologia, baseada em indicadores de desempenho da organização, da edificação e da eficiência da manutenção, permite o apoio a tomadas de decisão por parte do Gestor das instalações, com a elaboração do planeamento a longo prazo da manutenção dos edifícios, reduzindo, deste modo, os custos operacionais e redução do número de intervenientes nas atividades de manutenção programada, bem como a utilização em pleno da vida útil dos equipamentos e instalações.

ISEP; Wikimedia


Outros Artigos Interessantes:

Colapso de Ponte na China
Vencedores dos Prémios Construir 2011
Construção nos Estados Unidos Atinge Mínimo Histórico
Portagens nas SCUT Tornam Turismo em Portugal Incomportável
Frente Tejo em Processo de Extinção
A Casa Mais Estreita do Mundo
Aumenta a Pressão dos Bancos sobre as Empresas de Construção Civil
Deka Immobilien Compra Edifício Báltico por 43 Milhões de Euros

Comentários

  1. isto é trabalho de tese para mestrado…experimentem por em prática e lá se vai o nosso lindo estádio. Parabéns

    Por aparicio mendes | 12 de Março de 2015, 13:42

Comentar