Estádios

Manutenção do Estádio do Dragão Ficará Mais Barata Graças a Projeto de Aluno de Engenharia Civil

Nuno Ribeiro, aluno do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveu uma metodologia para fomentar a eficiência e o planeamento a longo prazo da gestão de instalações desportivas e edifícios, que está a ser aplicada ao Estádio do Dragão. O estudante avançou com um plano de investimento para um período de 25 anos que promete reduzir os custos de manutenção do estádio.

O projeto foi realizado pelo aluno, que se está a especializar na área de Gestão da Construção, no âmbito de um estágio na PortoEstádio.
Nuno Ribeiro aplicou os conhecimentos adquiridos no curso, sobre Facility Management (FM) para avaliação do estado e eficácia das instalações, reunindo todas as características e informações relevantes para melhorar a eficácia das atividades.

A metodologia, baseada em indicadores de desempenho da organização, da edificação e da eficiência da manutenção, permite o apoio a tomadas de decisão por parte do Gestor das instalações, com a elaboração do planeamento a longo prazo da manutenção dos edifícios, reduzindo, deste modo, os custos operacionais e redução do número de intervenientes nas atividades de manutenção programada, bem como a utilização em pleno da vida útil dos equipamentos e instalações.

ISEP; Wikimedia


Outros Artigos Interessantes:

Álvaro Santos Pereira e as Obras Públicas
Curso de Fotografia de Arquitectura
Estado com Dívida Colossal às Construtoras
Curso Monitorização por Métodos Geodésicos e LASER
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 4
Engenharia Civil do Politécnico do Porto atrai 38 estudantes brasileiros
Arranca obra do Centro de I&D+I da Corticeira Amorim a cargo da NVE Engenharias
Fundação Schneider Electric e Ashoka lançam programa de acesso à energia e sustentabilidade na Europ...

Comentários

  1. isto é trabalho de tese para mestrado…experimentem por em prática e lá se vai o nosso lindo estádio. Parabéns

    Por aparicio mendes | 12 de Março de 2015, 13:42

Comentar