Materiais de Construção

O Betão que Flecte como Borracha

Um novo tipo de betão flexível, desenvolvido pela Universidade de Michigan, pode ser dobrado sem perder propriedades resistentes. Este novo betão é muito mais resistente à fissuração do que o betão tradicional, tem metade do peso e maior durabilidade. Além disso tem um comportamento muito superior aos ciclos gelo-degelo.
A utilização de reforço com microfibras e menor quantidade de agregado estão por detrás da flexibilidade deste betão. Estas pequenas fibras formam uma matriz de coesão que impede que a peça de betão fissure ou fracture quando sujeita a flexões elevadas.
Este betão tem o mesmo aspecto exterior que o betão tradicional e pode ser aplicado no mesmo tipo de obras de Engenharia Civil.
Este betão que é uma evolução do muito falado ECC (Engineered Cement Composites) já foi aplicado com sucesso em algumas obras no EUA e Japão, nomeadamente na construção de pontes.


Outros Artigos Interessantes:

A Pele que Cuida da Saúde do Betão
Skanska é Líder na Construção Sustentável
Tekla Global BIM Awards 2010
Ponte Pedonal Inovadora de Leoner Moura
Cortes na Subconcessão do Baixo Tejo
As Piores Casas de Banho do Mundo - Tomo 3
O Futuro das Cidades
Knauf Insulation amplia catálogo BIM com novo sistema de fachadas

Comentários

  1. Tenho 67 anos, sou engº civil formado no Brasil, Mestre (MSc)pela Universidade de Aveiro e estou a fazer doutoramento.
    Interessei-me pelo tema não para utilização industrial, mas para execução de provetes que servirão de suporte a alvenarias de tijolo furado para analisar fissuração e técnicas de reabilitação dimensionamento, eficiência, durabilidade, etc.). Solicito que me informem como obter literatura suficiente para a produção em laboratório deste betão flexível.

    Por Manuel Anselmo F. G. Vieira | 17 de Janeiro de 2015, 13:45

Comentar