Edifícios

O Edifício Mais Alto de Portugal


É corrente considerar a Torre Vasco da Gama como o edifício mais alto de Portugal, com cerca de 130 m de altura (ou 142 m dependendo do critério) . Mas pode este ser considerado um edifício, ou apenas uma estrutura sem funcionalidades de um verdadeiro “prédio”? É verdade que foi há pouco tempo a estrutura foi ampliada, sendo acoplado à torre o Torre Vasco da Gama Hotel. No entanto este hotel não acompanha a torre em toda a sua altura.

A zona do Parque das Nações é prolífica em edifícios modernos e de grande porte como as Torres de São Rafael e São Gabriel. São aqueles edifícios gémeos, construídos com uma estética “Dubai”, localizados junto ao centro comercial Vasco da Gama e que têm uma altura de cerca de 110 m.

A Torre de Monsanto é muitas vezes (injustamente) esquecida. Com os seus 120 m e 17+2 pisos, representa o que de melhor de fez em Portugal em termos de design de edifícios de grande altura. É também um edifício na verdadeira acepção da palavra, neste caso, um edifício de escritórios, no qual residem sedes de algumas das mais conceituadas empresas de tecnologia em Portugal.

Qual deve ser então considerado o maior Edifício de Portugal? Comentem e digam de vossa justiça, qual deve ser o detentor do título.


Outros Artigos Interessantes:

As 30 Piores Instalações de Ar Condicionado - Parte 1
Como Construir uma Marquise em 24 horas
O Canal que se Chamava Hamad
FCTUC com o Melhor Curso de Engenharia Civil
Turbinas Eólicas em Nanotubos
ThyssenKrupp marcou presença na Maker Faire Lisbon 2015 e destacou as suas mais recentes soluções de...
Knauf Insulation amplia catálogo BIM com novo sistema de fachadas
Garcia, Garcia projeta e constrói unidade industrial da Intraplás

Comentários

  1. E o edifício do Sheraton? Não fica acima desse todos?

    Por Rui Nogueira | 19 de Junho de 2011, 21:30
  2. O edifico AGRO-VELHO na Póvoa do Varzim tem 30 pisos, penso que ainda é o mais alto do país, desde 1979.

    Por Rui | 22 de Fevereiro de 2012, 18:23
  3. O Edifício NovaPóvoa não chega aos 90 metrso, o Sheraton tem 100 metros, era o mais alto do país entre 1972 e 2000, o de Monsanto não tem 120 metros, isso é com a antena, tem 100 metros. Aliás com 17 pisos dava um pé direito colossal se tivesse 120 metros, mesmo assim já tem.
    As torres São Gabriel e São Rafael são as mais altas com 111 metrso, mas como têm uns “pináculos” no topo que não são propriamente “prédio” ficariam sem os mesmos por volta dos 85 metros e como são mais altas à frente do que atrás e largas não dão uma sensação de altura por aí além. Já o Sheraton, as Twin Towers, o Nova Póvoa e mesmo a torre de Monsanto por serem mais estreitos e rectos dão uma sensação de altura bem maior. Por outro lado, em prédios, o andar mais alto que se pode ir em Portugal é o último andar do Sheraton, já que nas S.Gabriel/S.Rafael ir ao último andar significa estar a uns 80 metros de altura e no Sheraton a mais de 90

    Por ACP | 13 de Abril de 2012, 5:34
    • Desculpa amigo. Voce conhece o Edificio Nova Povoa? Como pode dizer que nao tem nem 90m? O Nova Povoa está junto a torres com 18 e 19 andares e essas perto dele sao anoes autenticos. É um edificio massivo, alto e LARGO. Já vi de perto o Nova Povoa e as Torres S.Gabriel e S.Rafael e estas ultimas não me parecem mesmo nada maiores, só se contarem a antena e mesmo assim…

      Por PM | 8 de Março de 2013, 19:56
      • Sim, conheço muito bem e há muito tempo o Nova Póvoa. O facto de ser um gigante junto a edifícios com perto de 20 pisos não lhe dá 90 ou 100 metros. São edifícios con 18 ou 20 pisos mas de habitações, ou seja, com pés direitos normais, os edifícios de escritórios ou mesmo hotéis têm pés direitos bem maiores

        Por ACP | 11 de Março de 2013, 19:51
        • Pois sei disso, mas a sua opinião sobre a altura do Nova Povoa é baseada em que dados? É que qualquer pessoa usando o olhometro, facilmente terá duvidas de que sequer essas torres do parque das nações se aproximam ao Nova Povoa. E nem 20 pisos têm comparado com o Nova Povoa que tem 30 pisos (mais 1/3!) se contados com o R/C e o sotão. As medições do nova povoa com a antena actual, dao c. 98,8 m. Bem acima dos 90 cm.

          Por PM | 15 de Março de 2013, 14:04
          • Já agora eu proprio fiz medições e deu-me até ao sotao à volta de 95 m. Nao inclui antena nem a elevação da garagem.

            Por PM | 15 de Março de 2013, 14:12
  4. Eppaa eu vou deixar de comentar porque só vejo babuseiras a torre mais alta de portugal nao é o sheraton mas sim as sao rafael e sao gabriel. A torre vasco da gama nao pode er conseiderado um predio mas sim uma infraestrutura.

    Por mp | 3 de Julho de 2012, 22:23
    • voce parece basear muito a sua opinião sobre o ranking de arranha-ceus dos dados do Emporis, que como é evidente não são exactos para Portugal.

      Por PM | 15 de Março de 2013, 14:16
  5. Caro MP. A única baboseira que li aqui foi colocada por si, ao entrar com uma linguagem fraca, ao dizer que vai deixar de comentar, quando o assunto só tem 4 comentários e nenhum é seu e ao escrever “babuseira” mal, não leva um u mas sim um o

    Por ACP | 4 de Julho de 2012, 3:53
  6. Subscrevo ACP

    Por Pedro Guerreiro | 28 de Novembro de 2012, 11:41
  7. Aqui está o edifício mais alto de Portugal.
    A Torre Sol-Mar é um arranha céus construído na cidade portuguesa de Ponta Delgada, Açores, e que tem funções de hotelaria, habitação e escritórios. Possui uma altura de 137 metros, sendo por isso o mais alto prédio de Portugal.

    Por Nuno Patao | 29 de Novembro de 2012, 16:04
  8. Portugal apenas tem edificios considerado arranha-ceus. É preciso ir até Madrid ou Barcelona.

    Por amaro | 8 de Setembro de 2015, 11:37

Comentar