Sustentabilidade

Paineis Orgânicos Fotovoltaicos Mais Eficientes

O custo de produção de painéis fotovoltaicos orgânicos, que fazem uso de polímeros orgânicos ou pequenas moléculas semicondutoras, é significativamente mais baixo que o dos painéis fotovoltaicos tradicionais. Além disso, têm uma espessura muito reduzida e uma complexidade de produção bastante inferior. No entanto têm um grande defeito, são menos eficientes que os painéis tradicionais na conversão da luza do sol em energia eléctrica.
Investigadores da Universidade da Califórnia estão a estudar o incremento da eficiência destes painéis através do uso de nano partículas de ouro.
Nos testes efectuados até agora, foi colocada uma camada de nano partículas de ouro na interface de camadas de polímeros orgânicos, o que permitiu a criação de campos electromagnéticos capazes de uma concentração mais eficiente da luz do sol.
A melhoria do desempenho é superior a vinte por cento relativamente aos painéis orgânicos de carbono, sem tratamento de ouro. Estes resultados, apesar de ficarem atrás dos valores obtidos com painéis tradicionais, significam uma melhoria muito significativa na possibilidade de generalização de células solares orgânicas.

Comentários

Sem comentários.

Comentar