Materiais de Construção

Sensores Auto-Reparáveis para Monitorização Estrutural

A monitorização estrutural com recurso a sensores é fundamental para o acompanhamento do estado de conservação de estruturas de Engenharia. A observação do comportamento de estruturas permite a rápida intervenção de reparação, melhoramento das soluções estruturais e prevenção de eventual colapso.
Os sensores implantados em estruturas ligados, remotamente ou não, a Dataloggers são utilizados há muitos anos e permitem medir a evolução das tensões, deslocamentos e outros parâmetros. No entanto esses sensores têm algumas limitações, sendo as mais relevantes, o facto de não serem reutilizáveis e se romperem com relativa facilidade. O facto de terem uma durabilidade limitada é bastante problemática, pois implica que as leituras e registos sejam interrompidos e novos sensores tenham de ser instalados.
Investigadores da Universidade Estatal da Carolina do Norte desenvolveram recentemente sensores reutilizáveis e auto-reparáveis.

O segredo por detrás desta tecnologia está no aproveitamento da luz do sol e em especial da radiação ultra-violeta. Construídos com uma resina líquida que se repara quando em contacto com luz ultra-violeta, os filamentos do sensor podem continuar a funcionar sem interrupções de serviço.

Comentários

Sem comentários.

Comentar