Grandes Projectos

Torre Solar com 800 Metros vai Produzir Electricidade

Um ambicioso projecto de aproveitamento de energia solar está a ser desenvolvido no deserto do Arizona. Ao contrário dos sistemas tradicionais, é utilizada uma torre de convergência gigantesca de mais de 800 metros. A capacidade expectável é de 200 megawatt, o que permite alimentar cerca de 150 mil habitações.
As torres solares são alimentadas pelo calor produzido por uma estufa circular na sua base com cerca de 2 km de diâmetro. O ar quente tende a subir e faz mover as turbinas no interior da torre, produzindo assim electricidade.
Este sistema não é viável apenas no deserto. Como trabalha com base em diferenças de temperatura e não em valores absolutos de temperatura, pode ser utilizado em qualquer clima, funcionando especialmente bem em zonas com grande amplitude térmica diária.
É também um sistema de funcionamento contínuo, porque o fluxo de ar quente não é interrompido durante a noite. O calor acumulado durante o dia é suficiente para a manutenção nocturna.
A estrutura atingirá quase a altura do Burj Khalifa no Dubai, a sua construção custará 550 milhões de euros e entrará em funcionamento em 2015.

Fotos: EnviroMission


Outros Artigos Interessantes:

As Diabólicas Máquinas de Construção Russas - Tomo 1
Acabaram as Férias, de Volta à Engenharia
Obras de Jardim Prosseguem Apesar de Crise
O Indeciso do Estaleiro de Obras
Construção de Templo Budista no Topo de um Prédio na China
Soluções de transporte vertical da ThyssenKrupp Elevadores marcam presença na Maker Faire Lisboa
Grupo VER SGPS lança VERTEK – Building Solutions
Tráfego no Porto de Leixões cresce em 2017

Comentários

Sem comentários.

Comentar