Notícias

Tyvek comemora 50 anos

Desenhado em 1967, o DuPont Tyvek é um material não-tecido dirigido a roupas de proteção química, combinando propriedades de barreira química, durabilidade e respirabilidade. Hoje, com mais de 200 milhões de peças de vestuário e acessórios vendidos em todo o mundo e com o desenvolvimento anual de outras inovações, a DuPont Protection Solutions é um dos líderes mundiais em vestuário de proteção química.

Em 1955, Jim White, pesquisador da DuPont, descobriu uma nova fonte de fibra que dará lugar à Tyvek. Alguns anos mais tarde, um programa de pesquisa e desenvolvimento liderado por Herbert Blades deu origem ao registo da patente de polietileno de alta densidade. O processo de produção único DuPont flash spinning origina fibras contínuas distribuídas aleatoriamente numa única direção.

Em abril de 1967, nasce a marca Tyvek. Os benefícios reconhecidos do material branco Tyvek residem na sua mistura única de propriedades. Combinando conforto e durabilidade, a sua estrutura demonstra ser uma excelente barreira contra uma vasta gama de partículas secas e produtos químicos líquidos.

Hoje são vendidos em cada ano vários milhões de peças de vestuário DuPont Tyvek. Nos últimos 50 anos, tem desempenhado um papel significativo em todo o mundo, ajudando a dar resposta em situações de emergência em múltiplos tipos de catástrofe: proteger os trabalhadores da área da saúde na África Ocidental no caso do vírus Ébola, nas operações de limpeza no rescaldo do tsunami no Japão, e inclusivamente nas centrais de energia nuclear de Fukushima, etc.

Este vestuário de proteção DuPont Tyvek estabelece o padrão de proteção contra o risco de partículas secas, incluindo as fibras de amianto, poeira de chumbo, etc, podendo também ser usado em salas limpas (cleanrooms).

Neste tipo de vestuário do tipo 5 e 6, a DuPont Protection Solutions mediu a permeabilidade do material de Tyvek face a mais de 40 produtos químicos, mesmo quando a norma requer apenas tais testes para o vestuário do tipo 4. No que diz respeito à penetração de partícula fina, a norma especifica um índice de penetração inferior a 15%. Tyvek Classic Xpert teve como resultado uma penetração de apenas 1%, resultados que ultrapassam largamente os requisitos estabelecidos na norma.

 

Fonte: Tyvek via Margarida Portugal – Consuelo Torres Comunicación SL


Outros Artigos Interessantes:

A Viga que Cancelou Concertos no Optimus Alive
Uma Via com Dois Sentidos para TGV
As Novas Janelas Obscurecidas Inteligentes
Turbinas Eólicas em Nanotubos
Nó da Ponte de Nanpu
O Autoclismo Redundante
A Primeira Habitação Construída com Impressão 3D
Projeto LIFE SWSS visa melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água

Comentários

Sem comentários.

Comentar